AROMATERAPIA, ALQUIMIA E OUTRAS DICAS PARA ATRAIR BOAS ENERGIAS PARA DENTRO DE CASA: O PODER DAS PLANTAS PARA SEU BEM-ESTAR EM CASA

  

Como a relação com a casa pode influenciar o bem-estar (Foto: Evelyn Müller)

Projeto desenhado por Beatriz Regis Bittencourt, com acompanhamento da obra, dos acabamentos e da decoração ficou feito pela arquiteta Cris Nogueira | Produção: Tiago Cappi (Foto: Evelyn Müller)


Aromaterapia, alquimia e outras dicas para atrair boas energias para dentro de casa

Especialista indica os aromas ideais, truques de decoração e explica a importância da presença da natureza e dos quatro elementos para melhorar as energias da casa

  • CAMILA SANTOS
 ATUALIZADO EM 
Ao passarem mais tempo em casa, as pessoas têm percebido muitas particularidades do lar e como elas interferem no cotidiano dos moradores. Além das questões estéticas, a intensidade da luz, as cores dos ambientes, aromas e até os materiais são capazes de influenciar o humor, as emoções e o bem-estar.

 arquiteto Leandro Rhiaff acredita que todos os ambientes da casa devem ser observados para que ofereçam uma vivência mais agradável aos moradores. “Entretanto, o quarto e os cômodos em que mais tempo ficamos merecem atenção especial. Onde dormimos, jamais devemos utilizar iluminação branca fria, cores quentes ou elementos metálicos em excesso, por exemplo. Tudo isso atrapalha o descanso”, diz.

Prática ancestral pode auxiliar durante o processo

Você sabia que a alquimia pode ser uma aliada para melhorar as energias da morada? Esta prática, que é voltada às transformações da matéria, alia diferentes ciências para trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza. “Além de ser uma forma de expressão, a casa também é necessidade de se recarregar e isso é feito por meio das forças da natureza. Então, é preciso ter a natureza dentro de casa, conviver com ela para buscar o equilíbrio entre os quatro elementos (Terra, Fogo, Água e Ar) para descansar, ter bom sono e bem-estar”, explica Joel Aleixo, alquimista e fundador da AlkhemyLab.

Segundo o especialista, cada um dos elementos apresenta um papel específico para a harmonia da residência e do ser humano. “O elemento Terra, está ligado à realização, ao que está constituído. Então, é a felicidade que vem por meio da materialidade. Já o elemento Ar, está ligado à energia mental e a Água sempre está envolvida em um ambiente muito emocional. Por outro lado, o Fogo está conectado com os momentos em que precisamos de força e vontade”, detalha.

Dicas para melhorar a conexão com a casa

Como a relação com a casa pode melhorar o bem-estar (Foto: Ilana Bressler)

Projeto assinado pelo escritório ulistano Triart Arquitetura | Produção: Manuela Figueiredo (Foto: Ilana Bressler)


A seguir, Joel Aleixo deu cinco dicas de decoração para quem deseja melhorar a relação com a casa, sem fazer grandes intervenções. Confira:

Móveis
Quando se fala em móveis devemos estar observar a utilidade e funcionalidade deles. Não podemos esquecer que eles têm um papel na nossa vida e na nossa casa. Por isso, além de decorar, as peças precisam ser adequados ao dia a dia.

Para simplificar a rotina
A praticidade dos elementos de decoração é fundamental: coisas pesadas e de difícil transporte costumam só atrapalhar e causar estresse.

Tonalidades
Dê preferência às cores claras e à madeira. Se você gostar de objetos coloridos, combine-os a móveis e paredes em tons suaves e pastel.

Memórias afetivas 
É interessante também trazer para o ambiente peças que traduzam diferentes épocas da nossa vida. Para que tenhamos sempre um retrato gostoso de tudo aquilo que trouxemos de bom para os dias de hoje.

Não tenha medo da mudança
De tempos em tempos, troque algumas peças na casa e altere os móveis de lugar. Caso você não possa mudar tudo, pense em plantas variadas.

Sono tranquilo
Nos quartos, invista em um colchão confortável e muito sossego, afastando os eletrônicos na hora de dormir. Prefira cores leves, como azul ou verde claro e mantenha uma boa ventilação. Isso já é suficiente para recarregar as energias no local que usamos para repousar e começar o dia.

Aromaterapia

Como a relação com a casa pode melhorar o bem-estar (Foto: Getty Images)

 (Foto: Getty Images)

Nós já falamos bastante a respeito da importância da aromaterapia para transformar a atmosfera do lar. O uso de óleos essenciais e de blends beneficia as pessoas e, também, o ambiente, pois os líquidos quebram as moléculas de microrganismos, eliminando fungos, micróbios e parasitas. “Até mesmo na natureza, as plantas usam seus óleos essenciais para afastar microrganismos que vêm atacá-las”, diz Joel.

Abaixo, ele listou algumas opções de óleos essenciais que você pode ter em casa, de acordo com o seu objetivo. Veja:

Para ter equilíbrio e felicidade
É indicado um blend de óleos essenciais de alecrim, cipreste e palmarosa, que também revigora e facilita o relacionamento entre as pessoas.

Para purificar e proteger os ambientes energeticamente
Utilize uma mistura com os óleos de melaleuca, cedro-virgínia e cravo-folha, que também proporcionam bem-estar, otimismo, além de estimular a positividade e a confiança.

Para melhorar o trabalho e o estudo
A sugestão são os óleos essenciais que favoreçam a inspiração, como as opções com alecrim e artemísia.

Como a relação com a casa pode melhorar o bem-estar (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)


Fonte:https://casavogue.globo.com/Smart/noticia/2021/08/como-relacao-com-casa-pode-influenciar-o-bem-estar.html


O poder das plantas para seu bem-estar em casa

Espécies te ajudam a se conectar com a natureza e ainda trazem boas sensações por meio de seus aromas

Apostar em estratégias, produtos e hábitos que ajudem a nos fazer sentir bem dentro de casa é um investimento que vale muito a pena, especialmente quando passamos a maior parte do tempo nesse local. Para quem busca ampliar a sensação de bem-estar no próprio lar, saiba que a escolha correta de plantinhas para a decoração pode te ajudar nessa missão.

A group of four herb garden seedling plants in plastic retail containers. Purple basil, parsley rosemary, mint, basil thyme, and fennel, they are on a window sill ready to be planted. (Foto: Getty Images)

O poder das plantas para seu bem-estar em casa (Foto: Getty Images)

“As plantas representam para o ser humano o poder de liberdade, relaxamento e plenitude, além de manter seu lar arejado e com temperatura saudável.” Quem diz isso é Cristiane Pagliuchi, engenheira cosmética da WNF e Diretora Científica da marca de cosméticos naturais Vegana. Ter uma planta por perto significa investir na sua saúde preventiva e curativa.

Além de representar a conexão entre o ser humano e a natureza, as plantas também interagem positivamente com o nosso organismo por meio dos seus aromas. “As plantas medicinais e aromáticas são responsáveis por isso, pois nelas encontramos os óleos essenciais que proporcionam equilíbrio para saúde física, mental e emocional”, explica a especialista.

rosemary and sage on white. (Foto: Getty Images)

Seja por meio do aroma natural das plantas ou do uso de aromatizadores em casa, que têm como base os óleos essenciais extraídos de diversas espécies, é possível propagar sensações boas ou diminuir sintomas negativos relacionados à nossa saúde.

“Para relaxar, tranquilizar e trazer mais paz para o ambiente, indico lavanda erva doce”, diz Cristiane. Já para propagar sensação de acolhimento e segurança, gerânio, palmarosa, patchouli e sálvia são ótimos aliados. E para a higienização de ambientes, a dica são óleos ou plantas de eucalipto, cipreste, tomilho e citronela.

Growing vegetables on the windowsill, home gardening. Green Basil, onion and parsley leaves. Aromatic herbs. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Para quem trabalha em casa, foco, raciocínio e concentração são itens totalmente necessários e que, muitas vezes, precisam de um estímulo extra para serem alcançados em meio às distrações do dia a dia. Nesse caso, Joel Aleixo, alquimista floral e fundador da AlkhemyLab by Joel Aleixo, indica que alecrim e artemísia podem auxiliar.

Também é importante lembrar que um cuidado extra deve ser tomado com algumas espécies que, por outro lado, apresentam componentes tóxicos. “Alguns exemplos são a comigo-ninguém-pode, o copo-de-leite, trombeteira, mamona, coroa-de-cristo e espirradeira”, destaca Joel. Então, melhor evitá-las!

Fonte:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2021/08/o-poder-das-plantas-para-seu-bem-estar-em-casa.html


Comentários