RITUAIS INFALÍVEIS PARA LIMPAR AS ENERGIAS DA CASA

  

Rituais infalíveis para limpar as energias da casa — Foto: Pexels/Vincent Rivaud
Rituais infalíveis para limpar as energias da casa — Foto: Pexels/Vincent Rivaud

Rituais infalíveis para limpar as energias da casa

Seja com fogo, ervas, sal ou outros elementos, estes métodos são infalíveis para expulsar as más energias e abrir espaço para novos caminhos

Por Corina Mendoza*

23/10/2023 06h00  Atualizado há 2 meses


Os rituais de limpeza energética vão além da busca por um lar equilibrado; eles são necessários para manter em equilíbrio nossa energia vital, assim como nosso estado mental e emocional. As atividades que realizamos todos os dias alteram a ordem da nossa casa e do nosso corpo – o mesmo acontece quando temos convidados ou quando trazemos objetos estranhos para o nosso espaço. Inclusive, a limpeza energética é uma necessidade quando o nosso ambiente parece carregado, quando há muitas discussões ou quando nos encontramos com uma série de problemas. São nesses momentos que devemos fazê-la em profundidade, porém, o mais recomendado é manter uma periodicidade mensal.


Você pode escolher o método para realizar a limpeza energética: pode ser aquele com o qual você se sente mais confortável, mais se conecta ou se sente pronto caso esteja apenas começando neste caminho. Deixamos aqui alguns dos rituais mais simples e eficazes para que a sua casa fique equilibrada e harmoniosa.

Limpeza com fogo

A limpeza com fogo é uma das mais poderosas — Foto: Pexels/RODNAE Productions
A limpeza com fogo é uma das mais poderosas — Foto: Pexels/RODNAE Productions

limpeza com fogo é uma das mais poderosas, pois envolve um dos materiais mais potentes para isso. Este elemento é um dos mais respeitados no mundo espiritual e energético devido à sua enorme capacidade de purificar e proteger. Ele tem o poder de neutralizar energias, quebrar qualquer vibração ruim e destruir todo tipo de estagnação energética da sua casa.

A maneira mais fácil de fazer essa limpeza com fogo é com velas. Ainda, o tipo que você usa durante o seu ritual é muito importante: conta desde o material, se for artesanal, a cor, o aroma e o tamanho. O ideal é que as velas utilizadas sejam feitas à mão e com ingredientes naturais. Na hora de fazer a limpeza, aproveite a escuridão da noite para que o fogo se destaque: acenda três velas em um prato em sua sala principal, de preferência branca.

Quando se trata de limpeza energética, o melhor aroma é o de canela, baunilha ou sândalo. Seja intencional com suas velas: isso quer dizer que você precisa reservar alguns minutos depois de acendê-las para dizer ao fogo o que deseja dele. Deixe-as acesas por algumas horas com sua casa à meia-luz. Antes de apagá-las, leve as velas para todos os cômodos para que o fogo os purifique.

Limpeza com ervas

A limpeza energética com ervas é excelente para se proteger e se livrar das más vibrações — Foto: Pexels/Mareefe
A limpeza energética com ervas é excelente para se proteger e se livrar das más vibrações — Foto: Pexels/Mareefe

As ervas estão diretamente ligadas às propriedades da Terra e da natureza – elas têm todos os seus poderes e propriedades, por isso muitas são utilizadas em todos os tipos de rituais. Quando quiser realizar uma limpeza energética em casa com ervas, você pode fazer uma mistura e infundi-las ou simplesmente fazer um ramalhete e colocar alguns buquês em seus cômodos para que purifiquem a energia.

As melhores ervas para purificar são arruda, aloe vera, sálvia, hortelã, lavanda, alecrim, louro, manjericão, palo santo, tomilho, eucalipto, sabugueiro ou camomila. Os mais poderosos para limpar as energias e proteger a sua casa são o louro, a arruda, a camomila e o alecrim. Você pode formar vários buquês com essas ervas e colocá-las em seus vasos, mesas de centro e banheiroEsses ramalhetes devem ser feitos uma vez por mês e deixados lá por três dias para que coletem todas as más vibrações e deixem sua proteção por toda a sua casa.

Limpeza com sal

A limpeza energética com sal é feita para purificar a energia do local — Foto: Pexels/Castorly Stock
A limpeza energética com sal é feita para purificar a energia do local — Foto: Pexels/Castorly Stock

sal, ao contrário da crença popular de que traz azar, é na verdade um excelente neutralizador das más energias, do azar e um forte purificador de ambientes. Ele quebra qualquer tensão e maldade que pesa sobre sua casa e sobre você, sem falar que é fácil de obter e usar.

Para realizar sua limpeza energética com sal, você deve lembrar que sua casa deve estar limpa e arrumada – e o sal é muito sensível à energia, por isso deve ser utilizado com muito cuidado. Quando for usá-lo, prepare várias tigelas, uma para cada um dos cômodos da sua casa, sendo que elas devem estar limpas e sem rachaduras. Quando estiverem bem secos, coloque um punhado de sal em cada recipiente e distribua pela casa à noite, retirando três dias depois. Livre-se do sal dissolvendo-o em água e use essa solução para fazer a limpeza normal da sua casa. Saiba que a purificação do sal é uma das mais eficazes.

Ventilação

Abrir as portas e janelas durante algumas horas uma vez por mês é uma maneira de limpar as energias — Foto: Pexels/Caio
Abrir as portas e janelas durante algumas horas uma vez por mês é uma maneira de limpar as energias — Foto: Pexels/Caio

Parece muito óbvio, mas às vezes, pela correria da rotina ou das atividades do dia a dia, esquecemos que a nossa casa precisa de atenção e tem necessidade de cuidados.

Além de fazer a limpeza geral, devemos ventilar nossa casa para que sejam liberadas toda a sobrecarga e estagnações energéticas acumuladas. Todo mês, você deve ventilá-la completamente: todas as janelas e portas devem ficar abertas por pelo menos três horas. Você também deve abrir as cortinas para que a energia tenha passagem livre para sair – parece simples e realmente é, mas às vezes esquecemos. Ainda assim, o mais aconselhável é ventilar a casa todas as manhãs.

Expurgo

Livrar-se de objetos que não precisamos mais é uma forma de limpeza energética — Foto: Pexels/Ketut Subiyanto
Livrar-se de objetos que não precisamos mais é uma forma de limpeza energética — Foto: Pexels/Ketut Subiyanto

O acúmulo é uma das principais razões pelas quais se geram más energias em casa e não há espaço para novas oportunidades, energias renovadas ou novas experiências. Se você tem objetos, roupas, móveis ou qualquer coisa quebrada ou que simplesmente não usa mais, é preciso tirá-los de casa.

Todo mês você deve fazer uma inspeção em tudo que está atrapalhando em sua casa. Se você se lembra do famoso método Marie Kondo, ela diz que só deve morar na casa o necessário, o que usamos, o que respeitamos e o que gostamos – o resto só nos afeta e rouba nossa energia. Uma limpeza desse tipo é muito benéfica para o equilíbrio do seu ambiente.

Os momentos em que você deve realizar essa limpeza energética são muito claros: geralmente ocorrem quando você não tem vontade de voltar para casa, não descansa completamente, começa a ter muitas discussões, se sente desconfortável ou quando tudo parece estar dando errado e começa a quebrar ou se decompor do nada. Devemos estar atentos às necessidades da nossa casa e estar atentos a ela, porque o que acontece ali também nos afeta.

*Matéria originalmente publicada no Architectural Digest México.


Fonte:https://casavogue.globo.com/smart/noticia/2023/10/rituais-infaliveis-para-limpar-as-energias-da-casa.ghtml

Comentários