INCENSOS,AROMATERÁPICOS PODEROSOS: O PODER ANCESTRAL DOS INCENSOS

Resultado de imagem para Incensos – Aromaterápicos poderosos

Incensos – Aromaterápicos poderosos


Parece óbvia a relação do incenso com meditação e rituais voltados ao bem-estar e equilíbrio do ambiente, mas a utilização transcende a aromaterapia. É espiritual, universal e figura distintas práticas religiosas como budismo, taoismo, hinduísmo, cristianismo, islamismo e judaísmo com similares valores simbólicos. Faz parte da cultura ritualística do Egito, da Índia e de países do Leste Asiático.
A matéria-prima que constituiu as primeiras manufaturas tem origem na África e na Ásia. Trata-se do olíbano (ou franquincenso) – resina extraída de árvores do gênero Boswellia – adquirido na África Oriental durante a expansão mercantil das primeiras dinastias egípcias e transformado em um produto poderoso (kyphi), cuja emanação se tornou símbolo da conexão humana e divina.

incensario-lotus-incenso-natural-brasileiro
O incenso nos conecta com a natureza divina que há em nosso interior.

Essencialmente, é composto por elementos naturais (bióticos) – combinações aromáticas de ervasflores e óleos de árvores resines – dos quais os aromas são desprendidos através da queima. A combustão dos compostos elimina os eflúvios dissipando-os no ambiente, purificando-o.
E, apesar da industrialização contemporânea agregar compostos químicos não-naturais em sua fórmula, muitos incensos ainda são elaborados seguindo a forma artesanal tradicional, conservando as características e a qualidade original.

palo-santo-natural-incenso-buda
Palo Santo equilibra os chakras na meditação e purifica o ambiente junto à Budas decorativos.

Seu uso cotidiano nos defronta a sutileza e efemeridade da vida. Ao mesmo tempo, nos conecta com o divino que há em nós – a natureza buda – durante a meditação, adentrando nosso interior, atraindo bons fluidos, estimulando nossos sentidos e equilibrando corpo, mente e espírito.
É fortemente ligado à etnobotânica de muitas culturas asiáticas, cuja utilização religiosa se caracteriza uma oferta sagrada à divindades a fim de elevar a consciência, como nos rituais védicos yagna e puja.

incensário-mão-buda-incenso-índia
O incenso é aromaterápico e auxilia a equilibrar nossas emoções.

Além de conceder benefícios aromaterápicos, possui elementos fitoenergéticos que despertam um tipo de energia no ambiente conforme a combinação de aromasNag champasândalopatchoulipalo santorosas e canelaestão entre as fragrâncias mais comercializadas.
É um produto imprescindível para quem deseja decorar os interiores com foco no bem-estar ou definir um espaço zen – na parte interna da casa, no jardim ou no ambiente de trabalho.

incenso-estatua-buddha-jardim-zen
Pode ser combusto em ambientes externos potencializando a energia natural.

O trunfo para potencializá-lo na decoração, considerando a funcionalidade, é coordená-lo a um incensário com design estilo harmônicos aos lugares escolhidos.
Deixe que os incensos transformem a energia da sua casa e se surpreenda com os aromas vendidos em nossa loja online!
Namastê!
Milene Sousa – Arte & Sintonia
Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2018/09/11/incensos-aromaterapicos-poderosos/

Imagem relacionada

O Poder Ancestral dos Incensos


Não sabemos dizer ao certo quando o homem passou a usar as plantas aromáticas para alcançar benefícios através da Aromaterapia. O que podemos afirmar é que essa cultura é milenar, e o incenso tem um papel muito importante nessa obtenção de energia positiva em diversos tipos de religiões e costumes de diferentes povos.
Quando o assunto é espiritualidade, é inegável o poder do incenso, seu uso tem participação nos textos Bíblicos por exemplo (afinal foi até mesmo um dos presentes dos 3 Reis Magos para o Menino Jesus), e podemos citar registros até mais remotos como nos cultos aos deuses antigos os quais aconteciam no Egito, Grécia, Roma, Suméria, Babilônia, nas culturas Maias e Astecas e nos tradicionais Templos Judeus que possuem seus fundamentos no Antigo Testamento.
Os Budistas e Hindus utilizam o incenso para auxiliar na meditação e também no encontro espiritual, pois este permite que a pessoa entre em estado de relaxamento de uma melhor maneira, e auxilia na captação da energia necessária para a questão foco do processo meditativo.

Mas como funciona a fumaça do incenso?

Cada tipo de incenso possui uma propriedade que agirá em benefício de algo desejado. Usar o incenso em casa não depende somente de sua religião, mas sim de um processo que santifica o local, o purifica e agrega as vibrações que auxiliarão na harmonia do ambiente e das pessoas que vivem naquela lar.
Esta é uma forma natural de limpar e energizar a espiritualidade e a mente, pode ser também um acompanhamento para manter o trabalho já realizado com uma defumação completa (que é um procedimento aromaterápico mais pesado).
Alguns tipos de incenso também auxiliam em processos de cura e eram muito usados antigamente em quartos de pessoas enfermas que necessitavam de tratamento antibiótico por exemplo. Vale a pena ressaltar que a Aromaterapia é uma ciência que estuda esses efeitos causados pelo aroma que sentimos no ambiente, portanto é algo que sai da linha mística e passa a ter um efeito estudado e comprovado.
Ao se queimar um incenso, liberamos no ambiente moléculas provenientes do produto natural utilizado, e elas penetram em nosso poro ou olfato, agindo diretamente no cérebro e gerando processos químicos que causarão o efeito da propriedade daquele material.
Então o incenso serve para: aromatizar, auxiliar no processo de cura e tratamento de doenças, efeito terapêutico e em rituais esotéricos e religiosos.
Não deixe de ler também sobre a importância e como fazer a defumação da casa!

É também necessário tomar alguns cuidados:

  • Certifique-se que você não é alérgico ao produto que será utilizado;
  • Não molhe o incenso;
  • Cuidado ao manusear pois ele é frágil;
  • Não fique muito próximo à fumaça caso você possua problemas respiratórios.
IMPORTANTE: As cinzas devem ser aparadas para que sejam usadas de acordo com a finalidade do que você está fazendo. Ou seja podem ser descartadas no lixo, espalhadas no ambiente ou descartadas em um jardim por exemplo.

Os Incensos mais utilizados

Amor: beijoim, mirra, cássia, nardo, rosa patchuli e sândalo;
Criatividade: Cravo-da-Índia, elemi, mastic, capim Limão e anis estrelado;
Coragem: louro, lavanda, cedro, pinho, sávia branca, tomilho e sangue de dragão;
Limpeza Espiritual: cravo-da-Índia, louro cedro, elemi, sangue de dragão, sálvia branca, copal e junípero.
Oração/ Meditação: mirra, copal, sândalo, damar e aloés madeira;
Relaxar: sândalo, nardo e lavanda;
Ter bons sonhos: mastic, lavanda, louro e alóes madeira;
Ter sono tranquilo: galbano, mirra, sândalo, sálvia branca e nardo.

O uso do Incenso na Limpeza de Ambiente

Materiais: 8 varetas de incenso do mesmo tipo (escolha entre: alecrim, cânfora, arruda, pimenta ou eucalipto), 1 copo de arroz e 1 copo de vidro nunca usado (este ficará para o uso somente dos incensos).
Modo de Fazer: coloque o arroz no copo e espete nele as 8 varetas de incenso que você escolheu, os acendam e caminhe por toda a casa com os incensos (somente na parte interior) até chegar na porta de entrada. Feito isso, deixe os incensos queimando neste local e ao final do processo pegue o arroz e as cinzas e despeje em água corrente.
Os incensos são fortes aliados para quem procura renovar as energias, mantendo na vida o que é positivo e mandando embora as vibrações pesadas que nos impedem de evoluir na vida. Acredite na proteção da Aromaterapia e abra seu espírito para novas oportunidades e sabedorias.
Fonte:https://www.iquilibrio.com/blog/terapias-alternativas/aromaterapia/incenso/

Comentários